O contêiner compartilhado é muito importante dentro do ramo do transporte marítimo, já que ele pode ser usado para transportar cargas com diversos volumes e dimensões.

Para quem trabalha com a importação de produtos, conhecer tudo a respeito do contêiner LCL é de extrema importância.

Você precisará conhecer bem sobre esse tipo de contêiner para entender se ele realmente é vantajoso para o tipo de carga que pretende importar.

Sendo assim, esse artigo tem o intuito de mostrar como você pode pagar um frete marítimo mais barato com um contêiner compartilhado e quais são os cuidados a se tomar.

Vamos lá!

O que é um contêiner LCL?

O contêiner LCL, sigla para Less Container Load ou Contêiner com menor carga, traduzido para o português, é um transporte que é usado para quando dois ou mais exportadores resolvem compartilhar um único contêiner.

Esse contêiner é muito indicado para o caso de você precisar fazer a importação ou mesmo exportação de um produto, mas não possui carga que é suficiente para enchê-lo sozinho por completo.

Sendo assim, a melhor dica é usar um contêiner compartilhado, de modo que você irá pagar apenas pelo espaço que está utilizando, o que faz com que os seus custos sejam menores.

A carga que será enviada pelos mais diversos exportados vai ser feita de maneira conjunta, usando apenas um contêiner que será enviado para o país destinatário.

Quando as mercadorias forem ser descarregadas, então cada um dos exportadores vai ser o responsável por estar cuidando da sua própria carga.

No caso da carga consolidada, um conjunto com várias mercadorias serão entregues em um único local, então o material poderá ser enviado todo junto, como se fosse destinado a apenas um único importador.

A maior vantagem na escolha dessa opção de transporte é quanto ao importador, pois ele terá uma enorme redução de custos com o pagamento do frete.

Dependendo de qual seja a carga, por outro lado, essa pode não ser a opção mais benéfica e viável em termos de contêiner.

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Pequenas cargas podem ser transportadas em um contêiner compartilhado

Para quem irá trabalhar com a importação de produtos, é muito importante estar atento às despesas que vai ter para evitar que ocorram prejuízos financeiros.

Se você possui uma carga que é pequena e que não irá ocupar todo o espaço de um contêiner completo a ser usado apenas com a carga de um exportador, então há a opção de escolher um LCL.

O mesmo vale caso você tenha uma carga grande, mas que não ocupa um espaço que é suficiente para um contêiner FCL, que é aquele totalmente carregado e usado quando apenas um exportador possui carga suficiente para lotá-lo.

Aí você também poderá optar pelo LCL, mesmo que a sua carga seja grande, então é preciso estar atento a isso para evitar altos custos no final.

A dica é sempre realizar a cotação de quanto é que custa cada um dos transportes, sempre tendo em mente que existem certas despesas que são bem específicas para qualquer um dos tipos escolhidos.

O maior benefício de usar o frete LCL é que se pode dividir o valor a ser pago com outros importadores, mas é preciso considerar se o seu caso é viável se o contêiner, mesmo dividido, possuir pouca mercadoria.

Frete marítimo LCL: Entenda como funciona!

A opção pelo frete marítimo LCL é quando a sua carga possui uma quantidade que é menor do que o necessário para se preencher o contêiner por completo.

Sendo assim, o embarque da carga deve ser o de uma que ocupa um volume menor, ao invés de um único contêiner marítimo completo, o que gera mais custos.

Essa carga poderá ser colocada em um contêiner compartilhado, juntamente com outras cargas pequenas, de outros exportadores ou importadores, para reduzir as despesas.

O processo do frete do tipo LCL inicia-se assim que a remessa do cliente é reservada, sendo que a maior parte das pessoas que despacha as remessas desse tipo não possui carga que é grande suficiente para um contêiner inteiro.

Sendo assim, elas usam o consolidador LCL, com o intuito então de fazer o despache da sua mercadoria.

O importador que está contratando esse frete deve dar todos os detalhes da sua remessa para um agende de frente internacional, que vai realizá-lo.

Entre os detalhes estão o peso da remessa, as dimensões e ainda a quantidade de peças, deixando tudo bem claro ao despachante.

Com a mercadoria já reservada, o próximo passo é prepará-la para que seja enviada e como é um contêiner compartilhado, cada uma das cargas deverá ser embalada com uma boa antecedência e mantida separada.

Isso é importante para evitar que as cargas dos remetentes se misturem e causem confusão no momento que chegam ao local de destino.

A consolidação das mercadorias acontece no próprio porto de embarque, sendo elas então colocadas no contêiner.

O contêiner, finalizada a consolidação, será então transportado para fora desse ponto e então vai ser transferido para o porto onde ocorrerá a exportação dele.

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Quais cuidados tomar com um contêiner compartilhado?

Não há dúvidas de que a contratação de um contêiner compartilhado, ou LCL, necessitará de determinados cuidados.

No momento em que você contratar esse frete marítimo, é importante atentar-se a todas as perguntas que serão feitas pelo agente de frete internacional, a respeito dos dados da sua carga.

É por meio dos dados que são coletados por esse profissional é que você vai saber que o embarque será em um contêiner consolidado, que é compartilhado com as cargas de outros importadores.

A logística para esse tipo de contêiner demora mais, não só por conta dos próprios produtos que são transportados, mas com os cuidados para organizá-los adequadamente.

O importador precisa sempre entregar a carga naquele terminal que for informado, para o agente de carga.

Quando a carga chega ao destino final, o agente de carga deverá realizar o processo de desconsolidação e também de desembarace de cada carga, até que ela chegue na sua empresa.

A contratação desse frete pode ser paga apenas no destino, chamado de pós-pago, e o importador precisa sempre buscar pelo free time mais amplo.

Já no caso do frete que é pré-pago, deve-se negociar o frete time mínimo com o armador do local.

O frete marítimo do contêiner compartilhado não possui riscos de demurrage, que é a indenização diária que deve ser paga ao transportador.

Entretanto, quando a carga atraca é sempre importante que você saiba qual é a situação em que se encontra o recinto aduaneiro, e também evite possíveis cobranças indevidas.

Conclusão

Como você pôde ver, realizar o pagamento de um frente compartilhado em um contêiner LCL é uma ótima ideia em diversas situações, quando a sua carga não é suficiente para ocupar um único contêiner unitário por completo.

Neste texto, você pôde ver sobre como economizar com frete fazendo essa opção compartilhada com outros importadores, bem como os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com a sua carga e pagamentos indevidos.

Gostou do artigo de hoje sobre como pagar um frete marítimo mais barato compartilhando o contêiner e quais cuidados tomar?

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