Por: Ilka Carrera

Vamos falar sobre Gestão de Crises?

O que é uma Crise no âmbito das organizações?

É uma situação que ameaça a integridade, o prestígio ou a sobrevivência de uma organização. Existem crises que têm origem no ambiente interno e crises que são causadas por variáveis externas.

Estamos passando por uma crise de origem Macro Ambiental, ou seja, não temos controle e não podemos impedir que aconteça. Trata-se de uma Pandemia causada por um vírus, ou seja, é uma crise cuja causa é Natural. Não podemos impedir, mas podemos nos prevenir e criar estratégias para controlar os danos e diminuir os impactos sociais e econômicos.

Neste momento, quais as estratégias para os governos e entidades governamentais?

■ 1- Identificar o risco de uma escalada

■ 2- Educar o público e dar esperança

■ 3- Monitorar a escalada

■ União entre governo, órgão de prevenção de endemias, hospitais relevantes, comunidade médica, imprensa etc.

■ Envolver as empresas e organismos ligados ao turismo.

■ No caso de isolamento – UNIR TODAS AS ORGANIZAÇÕES

■ Informar e mobilizar com rapidez!

■ É preciso criar estratégias e ações para minorar a Crise Econômica que é a consequência lógica das ações para conter a Pandemia.

Neste momento, quais as estratégias básicas para as empresas?

Primeira premissa é: cuidado para a crise não se tornar uma crise de imagem. Lembre-se que já estamos enfrentando duas crises e não queremos a terceira. CUIDADO COM A POSTURA.

Outras estratégias importantes:

Comunicação interna – informe e mobilize seus funcionários.

Cuide do relacionamento com o cliente e outros stakeholders

Foco na solução e não em remoer o problema. Não adianta brigar contra o vírus e/ou isolamento. Canalize suas energias e esforços para resolver ou atenuar os impactos.

Como dar continuidade ao negócio? Já pensou em usar a tecnologia como aliada? Seja para entregar o produto ou orientar os seus clientes? Pense em como continuar atuando com segurança e qualidade.

Não tenho como funcionar – FÉRIAS? Como encontrar a solução?

Pense na possibilidade de contratar uma consultoria especializada para ajudar seu time a gerir a situação e encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

Em Chinês, a palavra crise WEIJI é representada por dois ideogramas: um representa Perigo e o outro representa Oportunidade. Qual dos dois você escolhe neste momento para focar seus esforços?

Umas das minhas máximas preferidas de Marketing é “marketing é transformar problemas em oportunidades”.

ILKA CARRERA – Relações Públicas. Especialista em marketing, crises e gestão de negócios. Mestre em Administração. Consultora e Professora Universitária.

Obs.: Artigo cedido pelo autor, para publicação no Instituto Amadurecer.