Por: Ilka Carrera
Vamos falar sobre Gestão de Crises?
O que é uma Crise no âmbito das organizações?
É uma situação que ameaça a integridade, o prestígio ou a sobrevivência de uma organização. Existem crises que têm origem no ambiente interno e crises que são causadas por variáveis externas.
Estamos passando por uma crise de origem Macro Ambiental, ou seja, não temos controle e não podemos impedir que aconteça. Trata-se de uma Pandemia causada por um vírus, ou seja, é uma crise cuja causa é Natural. Não podemos impedir, mas podemos nos prevenir e criar estratégias para controlar os danos e diminuir os impactos sociais e econômicos.
Neste momento, quais as estratégias para os governos e entidades governamentais?
■ 1- Identificar o risco de uma escalada
■ 2- Educar o público e dar esperança
■ 3- Monitorar a escalada
■ União entre governo, órgão de prevenção de endemias, hospitais relevantes, comunidade médica, imprensa etc.
■ Envolver as empresas e organismos ligados ao turismo.
■ No caso de isolamento – UNIR TODAS AS ORGANIZAÇÕES
■ Informar e mobilizar com rapidez!
■ É preciso criar estratégias e ações para minorar a Crise Econômica que é a consequência lógica das ações para conter a Pandemia.
Neste momento, quais as estratégias básicas para as empresas?
Primeira premissa é: cuidado para a crise não se tornar uma crise de imagem. Lembre-se que já estamos enfrentando duas crises e não queremos a terceira. CUIDADO COM A POSTURA.
Outras estratégias importantes:
Comunicação interna – informe e mobilize seus funcionários.
Cuide do relacionamento com o cliente e outros stakeholders
Foco na solução e não em remoer o problema. Não adianta brigar contra o vírus e/ou isolamento. Canalize suas energias e esforços para resolver ou atenuar os impactos.
Como dar continuidade ao negócio? Já pensou em usar a tecnologia como aliada? Seja para entregar o produto ou orientar os seus clientes? Pense em como continuar atuando com segurança e qualidade.
Não tenho como funcionar – FÉRIAS? Como encontrar a solução?
Pense na possibilidade de contratar uma consultoria especializada para ajudar seu time a gerir a situação e encontrar as melhores soluções para o seu negócio.
Em Chinês, a palavra crise WEIJI é representada por dois ideogramas: um representa Perigo e o outro representa Oportunidade. Qual dos dois você escolhe neste momento para focar seus esforços?
Umas das minhas máximas preferidas de Marketing é “marketing é transformar problemas em oportunidades”.
ILKA CARRERA – Relações Públicas. Especialista em marketing, crises e gestão de negócios. Mestre em Administração. Consultora e Professora Universitária.
Obs.: Artigo cedido pelo autor, para publicação no Instituto Amadurecer.
Comentários