Uma reflexão por Rosangela Correia, sobre 04 capitais essenciais, para envelhecer bem, segundo o Dr. Alexandre Kalache – médico, gerontólogo e doutor em saúde pública.

O Dr. Alexandre Kalache nos  afirma que o envelhecimento é o grande desafio deste século. “Hoje, quando uma pessoa completa 50 anos, ainda tem pela frente quase tantos anos quanto aqueles já vividos. Por isso, para o especialista, é preciso se preparar para vivenciar esses anos com qualidade e destaca aqui, os 4 importantes capitais essenciais para envelhecer bem.

1. Capital vital

Investir na saúde. Se você cuidar do que come, não beber em excesso, não fumar, você vai continuar ativo. Vai continuar sendo potencialmente um recurso para a sociedade.

2. Capital conhecimento

Trabalhar a sociedade para que dê oportunidades de uma educação continuada ao longo da vida. E é para todo tipo de profissional – ex. o mecânico de automóvel antigamente precisava aprender só mecânica. Hoje precisa aprender mecânica e eletrônica. O diagnóstico do problema nos carros  requer isso hoje. Um dentista que parou de aprender e que não consegue interpretar uma tomografia computadorizada… então, está todo mundo tendo que aprender… Esse é o ciclo do capital do conhecimento.

3. Capital financeiro

Quem não se preparar e achar que aos 80 vai ter o que precisa, sem programar, pode ter problemas no futuro. Tem que planejar ao longo da vida. Previdência, seguro de saúde etc.

4. Capital social

Ter amigos, família, ter alguém que cuide. Faça escolha, invista na alegria, seja leve, não seja ranzinza. O copo está meio cheio. Não, meio vazio… Você está vivo. Isso é a melhor coisa que pode lhe acontecer. Envelhecer é bom.”

O Dr. Alexandre Kalache é um epidemiologista médico, gerontóloga especializado no estudo do envelhecimento. Desde 2012, ele é presidente do International Longevity Center-Brazil e desde 2015 co-presidente da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade.
@alex.kalache

Construção da Reflexão: Rosangela Correia

Obs.: Artigo cedido pelo autor, para publicação no Instituto Amadurecer.