Você sabe o que é PERENNIALS? Vamos entender esse tema?

Trata-se, de uma geração que representa um novo lifestyle ageless – estilo de vida sem idade ou atemporal.

Para Gina Pell, chefe de conteúdo da The What, uma “lista inteligente para pessoas curiosas” (The What, 2018), padrões geracionais não são adequados para indicar as características e qualidades de alguém. Em vez deles, Pell recomenda a análise do conceito de perennial.

O nome perennial foi cunhado pela própria Gina e citado pela primeira vez em uma matéria da revista Fast Company, no final de 2016. Desde então, o termo popularizou-se rapidamente, marcando presença nas páginas de jornais, como The Telegraph e El País.

De acordo com Gina, perennial é um indivíduo cujo estilo de vida contém gostos e hábitos de diversas faixas etárias. Esse movimento, portanto, não está fundamentado em aspectos cronológicos, mas sim em identidade social. A antropóloga carioca Hilaine Yaccoub acrescenta: “Quem puxa a fila são as mulheres acima dos 40. Quando chegam a essa idade, alcançam um grau de maturidade em que a aprovação dos outros deixa de ser imprescindível. Elas ficam mais leves, mais donas de si e bancam suas escolhas, mesmo que discordem da maioria”.

O conceito de Perennials – cuja tradução é literal: perenes – surgiu como um contraponto à tendência de categorizar as gerações por idade e características relacionadas ao seu tempo, mais especificamente aos Millennials, ou à Geração Y. Os perennials não pertencem a uma geração específica: são indivíduos de qualquer idade, atualizados tecnologicamente e com amigos também de qualquer idade.

96% das mulheres com mais de 40 anos não se sentem de “meia idade”; 80% acreditam que os pressupostos da sociedade sobre as mulheres de meia idade não representam suas vidas; 67% se consideram em sua plenitude de vida (SuperHuman, 2018).

Conceitos retirado em matérias publicadas sobre o tema,  por Rosangela Correia com base em Referências bibliográficas.